sexta-feira, 12 de março de 2010

21 de Março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial - arquivo Diário de Odivelas

A propósito do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lembra algumas situações discriminatórias em função da raça.

«José compareceu pessoalmente numa entrevista para arrendar uma casa. Quando os seus olhos se cruzaram não pode deixar de reparar numa sensação de desconforto por parte do proprietário. Este nem permitiu que José se sentasse referindo que a casa já estava arrendada. Achou estranho e pediu a um amigo para telefonar a perguntar acerca da vaga ao que o proprietário disse que ainda estava disponível para entrevistas. José é de cor».

«Olga foi excluída de um concurso de trabalho para auxiliar de cozinha porque não teve a nota necessária no teste escrito de Português. Quando questionados acerca desta exigência os responsáveis disseram que todos os candidatos fizeram o teste de Português. Olga é ucraniana».

Todos somos diferentes, e esta diferença faz parte de sermos Humanos. Apesar disso, há pessoas que usam a diferença, como a cor da pele, nacionalidade, religião, ascendência, sexo, língua, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social, para exercerem violência psicológica e/ou física.

Discriminação existe quando há uma acção ou uma omissão com base nas diferenças acima assinaladas, que trate de forma diferente pessoas em situações comparáveis, quer seja de forma directa ou indirecta.

Todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direitos.

A UAVIDRE – Unidade de Apoio à Vitima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica é uma unidade da APAV que apoia vítimas de discriminação, tendo como missão informar acerca dos direitos, (inclusive auxiliando na elaboração do requerimento de queixa*), dar apoio emocional, psicológico e social de forma confidencial e gratuita.

É crucial: Compreender, Aceitar e Respeitar.

UAVIDRE – Unidade de Apoio à Vitima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica
Rua José Estêvão nº 135-A - 1150-201 Lisboa
Tel: 21 358 79 14 / Fax: 21 887 63 51

E-mail: uavidre@apav.pt

1 comentário:

  1. Boas! :)

    Somos um grupo de alunos do Colégio Bartolomeu Dias, em Santa Iria de Azóia, e estamos a realizar um trabalho sobre as Minorias Sociais Urbanas. Apreciámos o vosso blog e gostávamos de entrar em contacto convosco para podermos trocar algum tipo de informação e enriquecer o trabalho uns dos outros.

    Aproveito também para deixar um convite ao vosso grupo para passar no nosso blog, http://12h-cbdias.blogspot.com/ , e colocarei já informação referente a este nosso contacto.

    Muitos cumprimentos em nome do professor e da turma,
    Ricardo Marques

    ResponderEliminar